X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Procedimento com técnica HIPEC é realizado com sucesso no Hospital Geral de Vitória da Conquista

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Procedimento com técnica HIPEC é realizado com sucesso no Hospital Geral de Vitória da Conquista
A técnica HIPEC funciona em duas etapas, a primeira chamada de Citorredutora, em que se retira a doença do local.

Profissionais do Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC) realizaram esta semana o procedimento de Quimioterapia Intraperitoneal Hipertérmica (HIPEC), tornando a unidade o primeiro hospital público da Bahia a implementar a técnica pelo SUS.

A técnica HIPEC funciona em duas etapas, a primeira chamada de Citorredutora, em que se retira a doença do local. Já a segunda, ocorre quando se aplica a quimioterapia de forma altamente concentrada e aquecida, e esse aquecimento aumenta a absorção do tratamento pelo tumor, destruindo assim as células que restaram após a cirurgia citorredutora.

A primeira cirurgia, marcada para 27 de fevereiro, foi realizada. No entanto, por conta do quadro do paciente, não havia mais indicação para a realização da segunda etapa da técnica HIPEC. Já no dia seguinte (28 de fevereiro), foi possível cumprir as duas etapas do procedimento, que segundo o cirurgião oncológico Geraldo Nascimento, “foi considerada um sucesso pela equipe”, pois a paciente de 62 anos se encontra com boa evolução clínica, já iniciou dieta líquida e está sendo avaliada para receber alta da UTI nos próximos dias.

Com a introdução da técnica HIPEC, o HGVC pode oferecer aos usuários do SUS um serviço de qualidade, que aumenta a perspectiva de tratamento, além do ganho estrutural da unidade como um todo, que beneficia não só os pacientes com esse problema específico, mas a população de forma geral. “À medida que o HGVC se torna gabaritado para fazer um tratamento de alta complexidade como esse, o ganho técnico de pessoal e material pode abrir as portas para outros procedimentos também”, conclui Geraldo Nascimento, Cirurgião Oncológico.

O Estado está na vanguarda, proporcionando esse tratamento que já é algo estabelecido, e existem indicações para outras patologias, que ainda estão sendo analisadas na unidade, que já tem mais pacientes a serem operados usando a técnica do HIPEC ainda no mês de março.

 

Com informações da Ascom do HGVC


 

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter