X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!

Sesab faz alerta sobre variante da Covid-19 de Manaus em Guanambi

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter
Sesab faz alerta sobre variante da Covid-19 de Manaus em Guanambi

A Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) emitiu um comunicado, nesta quarta-feira (24), informando sobre a existência da variante da Covid-19 de Manaus no município de Guanambi (BA).

O Laboratório de Farmacogenômica e Epidemiologia Molecular da Universidade Estadual de Santa Cruz (Lafem/Uesc) e o Laboratório de Vírus Respiratórios e Sarampo do Institute Oswaldo Cruz (lOC/Fiocruz – RJ) notificaram a identificação, através de sequenciamento, de novos casos covid-19, da variante SARS-CoV-2 P.1 da linhagem B.1.1.28 (“variante de Manaus”), em amostras provenientes do estado da Bahia.

De acordo com a Sesab, as novas análises laboratoriais demonstram a identificação de variantes em amostras de paciente notificados em Cruz das Almas, Guanambi e Ilhéus. A variante P1 é considerada de preocupação em razão de mutações capazes de acarretar maior transmissibilidade e afetar a resposta imune do hospedeiro.

Ainda conforme o órgão, até 23 de março de 2021, foram confirmados 23 casos da variante P.1 de Manaus no estado da Bahia. Os casos estão relacionados com os municípios de Amargosa Cruz das Almas, Guanambi, Ilhéus, Irecê, Itabuna, Joao Dourado, Lauro de Freitas, Salvador e Santa Luz.

Diante do exposto, a Sesab ressaltou a necessidade de orientar a população para fortalecer as ações de prevenção e controle do covid-19, como utilização de máscaras, etiqueta respiratória, higiene das mãos, evitar aglomerações e, em caso de sintoma, procurar unidade de saúde para atendimento clinico/testagem e realizar isolamento.

Recomendou também que todas as viagens não essenciais sejam evitadas, principalmente, para as áreas onde foram detectadas a variante. Alertou ainda sobre a necessidade de rastreamento e isolamento dos contatos de todos os casos suspeitos e confirmados da variante.

Por: Geovane Santos / AGÊNCIA SERTÃO

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter