X

Fale Conosco:

Aguarde, enviando contato!
  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Unir educação, fiscalização e infraestrutura é essencial para redução de acidentes de trânsito

Unir educação, fiscalização e infraestrutura é essencial para redução de acidentes de trânsito

Realizado no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o evento teve início por volta das 9h30 desta terça (15).

A necessidade de uma maior integração entre órgãos de governo da administração municipal, estadual e federal no combate aos altos índices de acidentes de trânsito é reconhecida por diversos entes. Então, a fim de proporcionar esse encontro, o Simpósio Internacional Trânsito Seguro, organizado pela Secretaria de Saúde do Estado (Sesab), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), conta com a presença de representantes do Detran, Transalvador, Ministério da Saúde, Polícia Militar e outros órgãos.

Realizado no auditório jornalista Jorge Calmon, na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), o evento teve início por volta das 9h30 desta terça (15). No turno da manhã, a programação foi composta por palestras, abertas ao público. Já no turno da tarde, os membros das entidades participantes formam grupos de trabalho para sugerir propostas que serão adotadas pelo governo estadual.

À frente do evento, o titular da Sesab, Fábio Vilas-Boas, explica que a Secretaria de Segurança Pública (SSP) coordena as ações de curto prazo, que começam pela fiscalização e repressão das irregularidades, a Secretaria de Infraestrutura (Seinfra) atua com as ações estruturais, como obras em estradas, para atingir efeitos no médio prazo, e a Secretaria de Educação (SEC) assume as medidas de longo prazo, que visam conscientizar crianças e adolescentes sobre o tema.

“Assim como a minha geração venceu o tabagismo, eu quero que essa geração vença os acidentes de trânsito”, ressalta o secretário de Saúde. Para tanto, ele adianta que será necessário incluir essa questão no Orçamento do governo para o próximo ano. Com isso, as pastas poderão ampliar os investimentos na aquisição de bafômetros e no pagamento de hora extra dos agentes que vão atuar nas blitzes, exemplifica.

Representante da Polícia Militar no evento, o tenente coronel Jarbas reforçou o plano. Para ele, a união entre essas secretarias também é essencial para reduzir as ocorrências de trânsito, já que elas englobam as bases que garantem a segurança viária. “Ela é sustentada num trinômio, que é a educação, o esforço legal, que envolve a questão dos órgãos de fiscalização e justiça, e a engenharia, que seria a infraestrutura”, analisa o militar. Jarbas ressalta que a PM já atua em parceria com órgãos como o Detran e a Seinfra.

PLANO ESTADUAL

As ações extraídas do simpósio vão compor um plano estadual para reduzir em 20% o número de mortes e lesões provocadas por acidentes de trânsito. O foco inicial será as ocorrências com motocicleta, já que elas representam quase 60% dos mais de 24 mil óbitos do tipo ocorridos na Bahia de 2009 a 2018. A meta da Sesab é, dentro de seis meses, já mensurar os primeiros resultados.

 

Com informações do site Bahia Notícias

  • Compartilhe esse post
  • Compartilhar no Facebook00
  • Compartilhar no Google Plus00
  • Compartilhar no Twitter

Artigos Relacionados